Pompeo promete futuro "repleto de prosperidade" à Coreia do Norte se país abandonar armas nucleares

Por Lesley Wroughton e David Brunnstrom

WASHINGTON (Reuters) - A Coreia do Norte defronta “um futuro repleto de paz e prosperidade” se abandonar suas armas nucleares em breve, disse o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, conforme os dois países se preparam para uma histórica cúpula entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un.

“Se a Coreia do Norte tomar ação ousada para rapidamente se desnuclearizar, os Estados Unidos estão preparados para trabalhar com a Coreia do Norte para alcançar prosperidade no mesmo nível que nossos amigos sul-coreanos”, disse Pompeo durante entrevista coletiva após conversas em Washington com a ministra das Relações Exteriores da Coreia do Sul.

    “Se o presidente Kim escolher o caminho correto, há um futuro repleto de paz e prosperidade para o povo norte-coreano”, disse.

Pompeo, que retornou de Pyongyang nesta semana com três prisioneiros norte-americanos que haviam sido detidos pela Coreia do Norte, disse que a libertação dos homens ajudou a estabelecer condições para um encontro bem-sucedido entre Trump e Kim em Cingapura, em 12 de junho.

    Pompeo afirmou ter tido conversas “boas, substanciais” com Kim em Pyongyang e acreditar que ambos os lados entenderam o objetivo final da cúpula.

    Segundo Pompeo, a desnuclearização completa da península coreana irá, no entanto, exigir programa “robusto de verificações” pelos Estados Unidos e outros países.

    “É com certeza um grande compromisso, mas o presidente Kim e eu tivemos a oportunidade de ter uma boa e saudável discussão sobre isso, então eu acho que nós tivemos um bom entendimento entre nossos dois países de quais são os objetivos compartilhados”, disse Pompeo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos