Presidente do Conselho Europeu pergunta: "Com amigos como Trump, quem precisa de inimigos?"

Gabriela Baczynska

Sofia

  • REUTERS/Francois Lenoir

    Donald Tusk e Donald Trump, durante encontro em 2017

    Donald Tusk e Donald Trump, durante encontro em 2017

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "livrou a Europa de todas ilusões" ao deixar o acordo nuclear com o Irã e gerar disputas comerciais, disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, nesta quarta-feira, ressaltando a profundidade do desacordo transatlântico.

Os 28 líderes da UE se reúnem na capital búlgara para discussões em um jantar nesta quarta-feira sobre como salvar o acordo nuclear e os acordos de negócios europeus com Irã das sanções de Trump e sobre como evitar uma guerra comercial em uma crescente disputa tarifária com os EUA.

Tusk disse que a UE deve estar mais unida do que nunca antes de lidar com o que ele chamou de "assertividade caprichosa" de Trump.

"Olhando para as mais recentes decisões do presidente Trump, alguém poderia até pensar: com amigos como esse, quem precisa de inimigos?", disse Tusk em coletiva de imprensa.

"Mas falando francamente, a Europa deveria agradecer ao presidente Trump. Porque graças a ele, nos livramos de todas as ilusões. Ele nos fez perceber que se você precisa de uma mão amiga, você achará uma no fim do seu braço."

Líderes europeus estão inquietos com a retórica "América Primeiro" de Trump e declarações inconsistentes sobre a Otan e a UE. A decisão de Trump de sair do acordo climático de Paris e do acordo nuclear de 2015 com o Irã ameaça a própria política exterior da Europa, que era complementar à de Washington.

"A Europa precisa fazer tudo que está em seu poder para proteger, em razão do clima de hoje, o pacto transatlântico. Mas ao mesmo tempo, nós devemos estar preparados para esses cenários, onde teremos que agir por conta própria", disse Tusk, um ex-primeiro-ministro da Polônia.

(Reportagem adicional de Andreas Rinke, Ivana Sekularac, Robin Emmott e John Irish)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos