Trump vai se reunir com premiê do Japão para coordenar cúpula com Kim Jong-un

David Brunnstrom

Em Washington

  • AFP PHOTO / POOL / Kiyoshi Ota

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, discutiram sobre a Coreia do Norte por telefone nesta segunda-feira (28) e confirmaram que se encontrarão antes da esperada cúpula entre EUA e Coreia do Norte, disse a Casa Branca.

Um comunicado da Casa Branca informou que, em sua ligação, Trump e Abe "afirmaram o imperativo compartilhado de alcançar o completo e permanente desmantelamento das armas nucleares, químicas e biológicas e dos programas de mísseis balísticos da Coreia do Norte".

Mais cedo, a agência de notícias japonesa Kyodo citou que Abe disse que os dois líderes concordaram em cooperar para fazer o encontro entre o presidente dos EUA e o líder norte-coreano significativo.

Leia também:

Na semana passada Trump cancelou o encontro com Kim, planejado para 12 de junho em Cingapura, antes de anunciar que havia reconsiderado e que autoridades dos EUA e Coreia do Norte estavam se encontrando para acertar detalhes.

No domingo, o Departamento de Estado dos EUA disse que autoridades do país e da Coreia do Norte tinham se encontrado em Panmunjom, uma vila na zona desmilitarizada, que se estende ao longo da fronteira fortemente armada entre a Coreia do Sul e do Norte.

Um grupo de autoridades dos EUA "pré-avanço" também viajou a Cingapura para se reunir com norte-coreanos lá, disse a Casa Branca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos