Topo

Neymar e Firmino marcam e garantem vitória do Brasil sobre a Croácia

03/06/2018 13h14

(Reuters) - O atacante Neymar marcou um gol em sua volta aos gramados, neste domingo, e Firmino ampliou nos acréscimos na vitória da seleção brasileira sobre a Croácia por 2 x 0, em amistoso de preparação para a Copa do Mundo da Rússia.

Neymar não atuava desde que sofreu uma lesão no pé direito, no final de fevereiro. Ele passou por cirurgia e ainda se recupera da contusão, por isso começou a partida disputada no estádio Anfield, em Liverpool, no banco de reservas.

Ao entrar depois do intervalo, Neymar deu mais mobilidade à seleção, que marcou duas vezes na segunda etapa.

O Brasil teve muitas dificuldades no primeiro tempo, principalmente na saída de bola, tendo que recorrer a bolas recuadas para o goleiro Alisson ou a chutões para frente.

Com três jogadores de marcação no meio-campo --Casemiro, Paulinho e Fernandinho--, o time não conseguia criar jogadas, e o primeiro chute a gol ocorreu aos 23 minutos, em uma finalização de fora da área por cima do travessão de Philippe Coutinho.

Os croatas, por outro lado, pressionavam a saída de bola e tiveram boa chance em um cabeceio que passou rente à trave.

Para o segundo tempo, o técnico Tite colocou Neymar na vaga de Fernandinho. A equipe ficou mais solta, porém sem criar boas oportunidades até abrir o placar, aos 24 minutos.

Em jogada iniciada por Willian no meio-campo, a bola passou por Coutinho até chegar em Neymar pelo lado esquerdo. O atacante se livrou da marcação com dribles curtos e chutou forte no alto de pé direito para balançar as redes.

Na comemoração, Neymar abraçou o médico Rodrigo Lasmar, que o operou em 3 de março de uma fratura no quinto metatarso do pé direito.

A Croácia, que está no Grupo D da Copa junto com Argentina, Nigéria e Islândia, não conseguiu pressionar na busca pelo empate, e a seleção, com várias alterações na equipe, ainda marcou o segundo, nos acréscimos, com Firmino, que ajeitou um lançamento no peito e tocou por cobertura para fazer 2 x 0 no estádio onde está acostumado a jogar por seu clube, o Liverpool.

O Brasil volta a campo no próximo domingo para enfrentar a Áustria, o último amistoso antes de estrear no Mundial, contra a Suíça, em 17 de junho. A equipe enfrentará também Costa Rica e Sérvia na primeira fase.

(Por Tatiana Ramil, em São Paulo)