Topo

Papa Francisco pede pelo fim da violência na Nicarágua

03/06/2018 11h20

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O papa Francisco pediu o fim da violência na Nicarágua, onde pelo menos 15 pessoas foram mortas nesta semana em protestos contra o presidente Daniel Ortega e suas propostas de mudança na previdência social.

Falando a dezenas de milhares de pessoas na Praça de São Pedro para seu discurso de domingo, Francisco expressou sua "tristeza pela grave violência, com mortos e feridos, levada a cabo pelas forças armadas para reprimir protestos sociais. Eu rezo pelas vítimas e suas famílias".

Francisco, o primeiro papa latino-americano da história, disse que a Igreja sempre defendeu o diálogo, "mas isso requer um compromisso ativo de respeitar a liberdade e acima de tudo a vida. Eu rezo para que toda a violência cesse e as condições sejam postas em prática para retomar as negociações assim que possível".

Pelo menos 15 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na quarta-feira em um dos piores dias de violência desde que os protestos contra Ortega começaram há mais de um mês, informou a polícia na quinta-feira.

(Reportagem de Agnieszka Flak)

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Newsletters

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero receber