Topo

EUA diz que está trabalhando para reunir 2.053 crianças imigrantes com suas famílias

24/06/2018 11h03

Por Yeganeh Torbati

WASHINGTON (Reuters) - O governo dos EUA disse que ainda tem 2.053 crianças sob custódia que foram separadas dos pais diante da política de imigração "tolerância zero" do presidente Donald Trump, e definiu seus planos mais detalhados até agora para reunir as famílias.

    O Departamento de Segurança Interna (DHS) disse no sábado que tinha um processo "bem coordenado" - em face das críticas de advogados de pais e crianças que disseram ter visto pouca evidência de um sistema organizado.

    Um total de 522 crianças já haviam se reunido com os pais, acrescentou a agência em um artigo publicado três dias depois que Trump acabou com sua política de separar famílias na fronteira com o México.

As imagens de vídeos de crianças em jaulas provocaram indignação local e no exterior.

"O governo dos Estados Unidos sabe a localização de todas as crianças sob sua custódia e está trabalhando para reuni-las com suas famílias", disse o DHS.

    Os novos detalhes vieram depois de mais de dois meses de confusão sobre como os pais migrantes detidos - que são transferidos de uma instalação para outra, administrados por diferentes agências governamentais - seriam reunidos com seus filhos, que são enviados a abrigos e casas espalhadas pelo país.

    A ficha informativa dizia que a administração Trump tem um processo de como os pais seriam reunidos com seus filhos "para fins de remoção" ou deportação.

O processo de deportação pode levar meses para ser concluído, e a ficha informativa não diz se pais e filhos se reuniriam no período intermediário. Os funcionários do DHS não responderam imediatamente às perguntas sobre o processo explicado na ficha informativa.

(Reportagem adicional de Reade Levinson em Nova York e Kristina Cooke em San Francisco