PUBLICIDADE
Topo

Merkel diz que acordo da UE sobre imigração não será fechado nesta semana

26/06/2018 07h52

BERLIM (Reuters) - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta terça-feira que uma solução da União Europeia para a questão imigratória não será alcançada em uma cúpula do bloco marcada para esta semana, mas acrescentou que continuará a buscar acordos bilaterais.

"Não vai haver uma solução para todo o pacote de asilo, ou seja, para todas as sete diretrizes, até sexta-feira", disse Merkel em coletiva de imprensa com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, acrescentando que é necessário mais tempo para trabalhar em duas diretrizes.

"Por essa razão eu falei sobre trabalhar com países que estão dispostos em todas as dimensões da política imigratória --o primeiro-ministro espanhol falou sobre a dimensão externa e eu falei sobre a dimensão interna, e nesse espírito nós teremos mais conversas nos próximos dias", acrescentou Merkel.

Durante a coletiva de imprensa em Berlim, Sánchez disse que a única maneira de lidar com a imigração é através de uma abordagem europeia comum, e que os países da UE precisam compartilhar as responsabilidades entre si.

A Alemanha está buscando acordos diretos sobre imigração com Estados membros separados da União Europeia, disse Merkel no domingo.

Nesta terça-feira, Sánchez se comprometeu a trabalhar de perto com a Alemanha para encontrar soluções comuns para a imigração.

(Reportagem de Michelle Martin, Madeline Chambers e Jesús Aguado)