Topo

Temer diz que acertou com vice dos EUA que países sigam buscando eliminar barreiras no comércio

26/06/2018 15h35

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer disse nesta terça-feira que o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, mencionou a questão das tarifas de aço, durante reunião em Brasília, e os dois concordaram que ambos países seguirão trabalhando para eliminar as barreiras para o comércio.

"O vice-presidente Pence até tomou iniciativa de suscitar a questão do aço e do alumínio, e nós concordamos, naturalmente, em seguir trabalhando para eliminar barreiras ao comércio entre os nossos países", afirmou Temer em declaração à imprensa no Palácio do Itamaraty, após reunião e almoço com Pence.

Os Estados Unidos oficializaram no final de maio imposição de tarifas de importação de 25 por cento para aço e de 10 por cento para alumínio, em medida que impactou o Brasil.

Após meses de negociações, o Brasil conseguiu que os EUA aceitassem criar uma cota de importação sem a incidência da tarifa, com base nos volumes negociados entre 2015 e 2017. A cota para o aço semiacabado, que compõe a maior parte das exportações da liga produzida no Brasil para os EUA, foi de 100 por cento dessa média, enquanto para aços longos, planos, inoxidáveis, e tubos a quota definida foi de 70 por cento da média. [nL2N1T329A]

FILHOS DE IMIGRANTES

Temer disse que tratou também da situação de filhos de brasileiros separados de seus pais ao tentarem entrar ilegalmente nos EUA e pediu a ajuda do vice-presidente norte-americano para uma rápida solução para o problema. Além disso, afirmou que o governo brasileiro ofereceu transporte para trazer de volta essas pessoas ao Brasil se esse for o desejo das famílias.

Pouco antes da declaração de Temer, o embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Amaral, disse que Temer havia afirmado a Pence que iria mandar um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) a fim de resgatar as crianças brasileiras desacompanhadas dos familiares nos Estados Unidos.

VENEZUELA

Na conversa que teve com Temer no Palácio do Planalto, o vice-presidente dos Estados Unidos elogiou a "forte liderança" do Brasil em enfrentar a crise venezuelana. Ele chegou a dizer que está ansioso em ser aconselhado sobre formas de como auxiliar a população da Venezuela, de onde milhares já fugiram para o Brasil.

"Os Estados Unidos estão orgulhosos de apoiar esses esforços", disse Pence, ao destacar que está firme com o Brasil e outras nações do continente para ver a democracia restaurada na Venezuela.

Na declaração à imprensa, Temer também falou que ele e Pence lamentaram a crise humanitária enfrentada pela Venezuela e reforçou a disposição do Brasil em receber imigrantes do país vizinho. Na quarta-feira, o vice norte-americano vai a Manaus, onde deve visitar um centro de refugiados venezuelanos.

"Reiterei nossa disposição para receber venezuelanos no Brasil com muita dignidade", disse Temer no Itamaraty, na declaração, que durou cerca de oito minutos.

O Brasil recebe centenas de venezuelanos diariamente, em fuga de uma crise que se agrava a cada dia. Muitos deles chegam ao país pedindo asilo, e o governo brasileiro tem tomado medidas para lidar com o grande fluxo de migrantes, principalmente em Roraima.

AVANÇOS

No encontro reservado que ambos tiveram, segundo relato de uma fonte à Reuters, Pence disse em várias ocasiões que falava em nome do presidente dos EUA, Donald Trump, e reconheceu o sucesso de medidas econômicas do presidente brasileiro. Ele deixou claro que sua visita teve o propósito também de atestar os avanços e melhorias nas relações entre os dois países.

Aos jornalistas, Pence afirmou ainda que os dois países tem “fortes laços” econômicos e disse estar ansioso para aproximar essa relação.