Trump e líder canadense discutem questões econômicas e comerciais em telefonema
BEDMINSTER/OTTAWA (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, na sexta-feira para discutir questões econômicas e comerciais, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, no sábado.
O telefonema entre os dois líderes foi o primeiro a ser divulgado publicamente desde que Trump criticou Trudeau como "muito desonesto e fraco" no final da reunião de cúpula do G7 no Canadá no início deste mês.
Trump sugeriu repetidamente que o Canadá estava lucrando com o comércio dos EUA, e seus comentários após o encontro do G7 levaram as relações bilaterais ao seu ponto mais baixo em décadas.
Na sexta-feira, o Canadá revidou o governo Trump sobre as tarifas de aço e alumínio dos EUA, prometendo impor medidas punitivas a bens americanos no valor de 12,6 bilhões de dólares, até que Washington cedesse.
Durante a ligação, Trudeau disse a Trump que o Canadá não tinha escolha senão anunciar contramedidas recíprocas às tarifas de aço e alumínio, de acordo com um comunicado separado emitido pelo Canadá na sexta-feira.
Os dois líderes concordaram em manter contato próximo sobre o caminho a seguir, acrescentou o comunicado.
(Por Jeff Mason e David Ljunggren)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso