PUBLICIDADE
Topo

Trump e líder canadense discutem questões econômicas e comerciais em telefonema

30/06/2018 14h28

BEDMINSTER/OTTAWA (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, na sexta-feira para discutir questões econômicas e comerciais, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders, no sábado.

O telefonema entre os dois líderes foi o primeiro a ser divulgado publicamente desde que Trump criticou Trudeau como "muito desonesto e fraco" no final da reunião de cúpula do G7 no Canadá no início deste mês.

Trump sugeriu repetidamente que o Canadá estava lucrando com o comércio dos EUA, e seus comentários após o encontro do G7 levaram as relações bilaterais ao seu ponto mais baixo em décadas.

Na sexta-feira, o Canadá revidou o governo Trump sobre as tarifas de aço e alumínio dos EUA, prometendo impor medidas punitivas a bens americanos no valor de 12,6 bilhões de dólares, até que Washington cedesse.

Durante a ligação, Trudeau disse a Trump que o Canadá não tinha escolha senão anunciar contramedidas recíprocas às tarifas de aço e alumínio, de acordo com um comunicado separado emitido pelo Canadá na sexta-feira.

Os dois líderes concordaram em manter contato próximo sobre o caminho a seguir, acrescentou o comunicado.

(Por Jeff Mason e David Ljunggren)