PUBLICIDADE
Topo

Taiwan diz que dois navios de guerra dos EUA se movimentam na região

07/07/2018 13h21

Por Jess Macy Yu

TAIPÉ (Reuters) - Dois navios de guerra norte-americanos atravessaram o estreito de Taiwan neste sábado em uma viagem que provavelmente será vista na ilha como um sinal de apoio do presidente Donald Trump em meio à tensão crescente com a China.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que os navios estavam se movendo no sentido nordeste, acrescentando que a situação estava de acordo com os regulamentos.

Washington não tem ligações formais com Taiwan, mas está vinculado por lei a ajudar o país a se defender, além de ser a principal fonte de armas da ilha. A China afirma regularmente que Taiwan é a questão mais sensível em seus laços com os Estados Unidos.

O exército dos EUA se recusou a comentar. Autoridades dos EUA disseram à Reuters que uma passagem do estreito havia sido planejada, mas se recusou a elaborar o cronograma da operação, que será a primeira de um navio da Marinha dos Estados Unidos em cerca de um ano.

A missão se segue a uma série de exercícios militares chineses em volta da ilha que alimentaram as tensões entre Taipé e Pequim.

(Por Jess Macy Yu; reportagem adicional de Idrees Ali, em Washington)