Topo

Trump alerta que planos de Brexit de May afetarão comércio com EUA, diz jornal The Sun

12/07/2018 21h03

LONDRES (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alertou que as propostas da premiê britânica, Theresa May, para deixar a União Europeia terão um efeito negativo sobre o comércio com os EUA, segundo uma entrevista publicada nesta quinta-feira.

Os planos do Brexit de May "definitivamente afetarão o comércio com os EUA, infelizmente de um modo negativo", teria dito Trump em uma entrevista ao jornal britânico The Sun.

Os comentários de Trump, em sua primeira visita ao Reino Unido como presidente, ocorrem no fim de uma semana tumultuada para May, após dois ministros renunciarem em protesto contra seus planos para o comércio com a UE após o Reino Unido deixar o bloco em março do próximo ano.

Trump teria dito que o ex-chanceler, um dos ministros que renunciou, seria um ótimo primeiro-ministro.

"Eu não estou jogando um contra o outro", disse Trump na entrevista. "Eu só estou dizendo que acho que ele seria um ótimo premiê... Eu acho que ele tem o que é preciso."

Trump descreveu May como "uma boa pessoa", segundo o The Sun, e reiterou suas críticas ao prefeito de Londres, Sadiq Khan, que disse que está fazendo um trabalho "terrível" em governar a capital britânica.

(Por David Milliken)