Topo

Trump diz que May faz trabalho "fantástico" sobre Brexit e promete acordo comercial

13/07/2018 12h02

Por Jeff Mason e William James

CHEQUERS, Inglaterra (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira que torce para finalizar um acordo comercial com o Reino Unido após a desfiliação britânica da União Europeia, em uma abrupta mudança de tom em relação a entrevista a um jornal na qual disse que a estratégia da primeira-ministra britânica, Theresa May, para o Brexit mataria qualquer acordo bilateral.

Em uma entrevista publicada poucas horas antes de os dois líderes se reunirem, Trump criticou os resultados "muito infelizes" das propostas da premiê para o Brexit e suas táticas de negociação enquanto o Reino Unido se prepara para deixar o bloco em março de 2019.

Porém, mais tarde Trump adotou uma postura completamente diferente, dizendo que May está fazendo um "trabalho "fantástico".

"Não sei o que eles farão depois que o processo do Brexit estiver concluído e o Reino Unido tiver talvez deixado a UE, mas o que quer que façam está bom para mim, essa é a sua decisão", disse Trump em uma coletiva de imprensa com May no jardim de sua residência de campo oficial de Chequers.

"O que quer que vocês façam está bom para nós, só garantam que poderemos fazer comércio juntos, isso é tudo que importa. Esta é uma oportunidade incrível para nossos dois países e a aproveitaremos plenamente", acrescentou.

Na semana passada, no mesmo local, May finalmente obteve apoio de seu gabinete para seus planos do Brexit, mas dias depois dois de seus principais ministros renunciaram, o que levou Trump a descrever o Reino Unido no início desta semana como um país em caos.

Horas depois de estas propostas serem divulgadas formalmente, Trump questionou a estratégia em uma entrevista ao jornal The Sun na qual fez uma avaliação demolidora.

"Se eles fizerem um acordo assim, negociaríamos com a União Europeia ao invés de negociar com o Reino Unido, então isso provavelmente matará o acordo", disse Trump ao Sun. "Eu teria feito muito diferente. Eu inclusive disse a Theresa May como fazê-lo, mas ela não me ouviu".

Indagado sobre a entrevista, Trump disse que não criticou a premiê e a cobriu de elogios.

"Infelizmente saiu uma reportagem que no geral estava boa, mas que não incluiu o que eu disse sobre a primeira-ministra, e eu disse algo tremendo", afirmou. "Isso se chama fake news".

May também passou ao largo dos comentários.

"Hoje concordamos que, agora que o Reino Unido está deixando a União Europeia, buscaremos um acordo de livre comércio EUA-Reino Unido ambicioso".