Topo

Cessar-fogo em Gaza se mantém neste domingo

15/07/2018 14h18

GAZA (Reuters) - Um cessar-fogo entre Israel e islamistas do Hamas, em Gaza, parece estar sendo mantido neste domingo, pondo fim ao mais intenso surto de violência em torno do enclave palestino desde a guerra de 2014.

Em um dia de combates ferozes no sábado, Israel realizou dezenas de ataques aéreos em Gaza, matando dois adolescentes, e militantes dispararam mais de 100 foguetes pela fronteira, ferindo três pessoas em uma cidade do sul de Israel.

O cessar-fogo, o segundo entre os dois lados a ser negociado pelo Egito neste ano, depois de um dia inteiro em maio, entrou em vigor no sábado.

"Todos entendem que a menos que a situação seja desativada, voltaremos rapidamente a outro confronto", disse o enviado da ONU, a repórteres, Nickolay Mladenov, em seu escritório em Gaza.

O Exército de Israel informou que, depois de avaliar a situação, estava reforçando suas baterias de defesa de foguetes Iron Dome na área da grande Tel Aviv e no sul, onde milhares de residentes passaram grande parte do sábado judaico em abrigos.

Também convocou uma quantidade limitada de reservistas para ajudá-lo no comando de defesa aérea.