Topo

Dois manifestantes morrem em confrontos com a polícia iraquiana

15/07/2018 15h33

BASRA (Reuters) - Dois manifestantes foram mortos neste domingo em confrontos com as forças de segurança iraquianas na cidade de Samawa, disse uma autoridade policial, em meio à crescente contestação nas cidades do sul por causa dos fracos serviços públicos e da corrupção generalizada.

A agitação está pressionando o primeiro-ministro Haider al-Abadi, que espera cumprir um segundo mandato depois que os políticos formarem novo governo após eleição parlamentar de 12 de maio, marcada por alegações de fraude.

"Centenas de pessoas tentaram invadir um tribunal. Tiros foram disparados contra nós. Não ficou claro quem estava atirando. Não tivemos escolha a não ser abrir fogo", disse o policial em Samawa.

Mais cedo, a polícia do centro petrolífero de Basra feriu 48 pessoas quando atiraram para o ar para dispersar centenas de pessoas que tentaram invadir um prédio do governo e manifestavam perto de um campo de petróleo.

Cerca de 28 membros das forças de segurança também ficaram feridos, de acordo com o major-general Thamir al-Hussaini, comandante das Forças de Resposta Rápida do Ministério do Interior.