Topo

EUA e Coreia do Norte retomarão busca por restos mortais de militares mortos na Guerra da Coreia

15/07/2018 13h59

SEUL/WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse que as negociações entre autoridades norte-americanas e norte-coreanas sobre o retorno dos restos mortais de militares mortos na Guerra da Coreia de 1950-53 "resultaram em compromissos firmes" e que haveria nova reunião na segunda-feira.

Foi a primeira vez em nove anos que generais norte-americanos e norte-coreanos conversaram. Os dois lados se encontraram na fronteira inter-coreana e concordaram em retomar as atividades de campo para procurar os restos mortais de norte-americanos desaparecidos da guerra, disse Pompeo em comunicado.

"As conversas de hoje foram produtivas e cooperativas e resultaram em compromissos firmes", disse ele.

O repatriamento dos restos mortais foi um dos acordos alcançados durante a cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong Un, em junho, em Cingapura.

As reuniões de trabalho começarão na segunda-feira para coordenar os próximos passos para a repatriação de restos mortais, incluindo a transferência daqueles já coletados na Coreia do Norte, disse Pompeo.