Topo

Trump diz que tem "expectativas baixas" para encontro com Putin

15/07/2018 13h37

TURNBERRY (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que tem expectativas baixas para a cúpula de segunda-feira com o chefe do Kremlin, Vladimir Putin, dias depois de 12 oficiais da inteligência russa terem sido acusados ​​por um júri federal de hackear os democratas antes das eleições de 2016.

A cúpula, que acontece em um dos momentos mais cruciais para o Ocidente desde a queda da União Soviética em 1991, alarmou alguns aliados da Otan que temem que Putin busque um grande acordo que mina a aliança transatlântica liderada pelos EUA.

Trump disse à CBS em entrevista que "nada de ruim" sairia da cúpula com Putin. "Eu entro com expectativas baixas", disse Trump à CBS em Turnberry. "Eu não estou indo com grandes expectativas."

Um grande júri federal norte-americano acusou 12 oficiais de inteligência russos na sexta-feira de invadir redes de computadores democratas em 2016, na mais detalhada acusação dos EUA, ainda que Moscou tenha se envolvido na eleição para ajudar o republicano Trump.

Trump disse repetidamente que a investigação sobre a suspeita de interferência russa na eleição de 2016 nos EUA --que ele classifica como uma "caça às bruxas fraudada"-- dificulta que ele faça acordos substanciais com Moscou.

Outros do lado dos EUA procuraram reduzir as expectativas, tentando rebaixar a cúpula para apenas uma reunião bilateral regular.

"Não estamos à procura de resultados concretos", disse o consultor de segurança nacional da Casa Branca, John Bolton, em entrevista à rede "This Week", da ABC.