Topo

Chefe de Defesa de Trump está aberto a primeiras conversas com Rússia, dizem fontes

17/07/2018 20h48

Por Phil Stewart

WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, está aberto à possibilidade para as primeiras conversas desde 2015 entre os chefes de Defesa dos EUA e da Rússia, uma ação que pode aprofundar comunicação entre Washington e Moscou, disseram autoridades norte-americanas.

A possibilidade de conversas surgiu após a controversa cúpula na segunda-feira em Helsinque entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na qual buscaram um fim a anos de relações tensas. Trump foi intensamente criticado nos EUA por não culpar Putin em Helsinque por envolvimento na eleição norte-americana de 2016, uma acusação que Moscou nega.

Discussões entre Mattis e o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, seriam outro passo em direção à criação de conversas políticas de alto nível mais regulares entre as duas potências nucleares, cujas relações deterioraram nos anos recentes para o pior ponto desde a Guerra Fria.

    Duas autoridades norte-americanas, falando à Reuters em condição de anonimato, disseram que Mattis está aberto à possibilidade de conversas. Elas não sugeriram que ele está buscando ativamente discussões com Shoigu, seja pessoalmente ou por telefone.

    O Pentágono se negou a comentar. O departamento informou não ter recebido qualquer convite de Moscou para conversas, apesar de afirmações de Shoigu na semana passada sugerindo que Mattis havia recusado convites, e que nenhum plano para quaisquer conversas foi feito.

Mattis, um crítico sem reservas a Moscou e que colocou ameaças da Rússia e da China no centro da Estratégia de Defesa Nacional dos EUA no ano passado, não se opôs publicamente a diálogo, no entanto.