Topo

Irã constrói fábrica de rotores para centrífugas, diz chefe de agência nuclear

18/07/2018 08h33

(Reuters) - O Irã construiu uma fábrica que consegue produzir rotores para até 60 centrífugas por dia, disse o chefe da agência nuclear iraniana nesta quarta-feira, aumentando as apostas em um confronto com Washington provocado pelas atividades nucleares da República Islâmica.

O anúncio veio um mês depois de o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, ter dito que instruiu agências a se prepararem para aumentar a capacidade de enriquecimento de urânio se um acordo nuclear com potências mundiais ruir devido à saída de Washington do pacto.

Pelos termos do acordo de 2015, também assinado por Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha, o Irã concordou em conter seu programa nuclear em troca do alívio das sanções.

Os outros signatários vêm se empenhando em salvar o pacto com o argumento de que é a melhor maneira de impedir Teerã de desenvolver uma bomba nuclear.

O Irã disse que esperará para ver o que as potências podem fazer, mas sinalizou que está pronto para retomar suas atividades de enriquecimento. O país vem repetindo que suas atividades nucleares são somente para a geração de eletricidade e outros projetos pacíficos.

O chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, disse que a nova fábrica em si não viola os termos do acordo.

"Ao invés de construir esta fábrica nos próximos sete ou oito anos, nós a construímos durante as negociações, mas não a acionamos", disse Salehi, segundo a mídia estatal.

"É claro, ele (líder supremo) foi completamente informado e lhe demos as informações necessárias à época. E agora que ele deu a ordem, esta fábrica começou todo seu trabalho".

A fábrica tem capacidade para produzir rotores para até 60 centrífugas IR-6 por dia, acrescentou.

No mês passado, Salehi anunciou que o Irã começou a trabalhar na infraestrutura para a construção de centrífugas avançadas em sua instalação de Natanz.

(Por Babak Dehghanpisheh)