Topo

Pompeo diz que relato sobre desmantelamento de teste norte-coreano é consistente com comprometimentos

24/07/2018 18h28

Por Alexandria Sage

STANFORD, Estados Unidos (Reuters) - Relatos de que a Coreia do Norte desmontou instalações em um local de testes de foguetes são consistentes com um comprometimento feito por Pyongyang em uma cúpula no mês passado, mas a Coreia do Norte precisa ir além e se desnuclearizar por completo, disse o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, nesta terça-feira.

Pompeo afirmou após encontros com sua contraparte australiana na Califórnia que os EUA haviam pressionado a Coreia do Norte para permitir inspetores no local quando Sohae fosse desmontado, algo também “consistente” com um comprometimento do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, na cúpula em Cingapura em junho com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

    Perguntado em entrevista coletiva conjunta quais passos adicionais precisam ser tomados pela Coreia do Norte, Pompeo disse: “Eles precisam se desnuclearizar completamente, totalmente. Estes são os passos que o presidente Kim se comprometeu”.

    Conforme Pompeo falava na Califórnia, Trump disse a uma plateia de veteranos norte-americanos em Kansas City que espera que os restos de soldados norte-americanos mortos na Guerra Coreana de 1950 a 1953 sejam devolvidos pela Coreia do Norte em breve – outro acordo que o presidente conseguiu na cúpula e que tem sido lento em se materializar.

    “Como vocês devem saber, nós também estamos trabalhando para trazer de volta os restos de seus irmãos de armas que deram suas vidas à Coreia”, disse Trump. “Eu espero que muito em breve estes guerreiros caídos comecem a chegar em casa para descansarem em paz em solo americano”.

    O centro de pesquisas 38 North, sediado em Washington, informou na segunda-feira que imagens de satélite na semana passada da Estação de Lançamento de Satélites de Sohae indicavam que a Coreia do Norte havia começado a desmontar um prédio usado para montar veículos de lançamento espacial e um galpão de testes de motores de foguetes usado para desenvolver motores de combustíveis líquidos para mísseis balísticos e veículos de lançamento espacial.

    O relatório do centro 38 North informou ter sido um primeiro passo em direção ao cumprimento de uma promessa feita na cúpula e um passo significativo de aumento de confiança em meio às crescentes dúvidas sobre a vontade da Coreia do Norte de abandonar um programa de armas nucleares que ameaça os EUA.