Topo

Diplomacia "paciente" dos EUA com Coreia do Norte não vai se "prolongar sem fim", diz Pompeo

25/07/2018 18h29

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos estão engajados em uma diplomacia paciente para persuadir a Coreia do Norte a desistir de suas armas nucleares, mas não vão deixar que o processo "prolongue sem fim", disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, nesta quarta-feira.

Falando no Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA sobre sua visita à Coreia do Norte do dia 5 ao dia 7 de julho, Pompeo disse que o presidente Donald Trump continua otimista sobre as expectativas para a desnuclearização da Coreia do Norte e de que esse processo estava acontecendo, mas o líder norte-coreano, Kim Jong Un, ainda precisa cumprir com os compromissos assumidos na reunião com Trump em 12 de junho.

Pompeo disse que a política dos EUA em relação à Coreia do Norte é guiada por um princípio estabelecido por Trump no dia 17 de julho, de que a "diplomacia e o engajamento são preferíveis ao conflito e a hostilidade", enquanto acrescenta: "Nós estamos engajados em uma diplomacia paciente, mas nós não deixaremos isso se prolongar sem fim".

Pompeo disse ter enfatizado essa posição em discussões "produtivas" que teve em Pyongyang este mês com o seu interlocutor norte-coreano, Kim Yong Chol.

As dúvidas têm aumentado desde a reunião sobre a disposição da Coreia do Norte a desistir de seu programa de armas nucleares que agora ameaça os EUA.

Kim se comprometeu em uma declaração na cúpula a trabalhar na desnuclearização, mas Pyongyang não ofereceu detalhes sobre como agirá.

(Por David Brunnstrom e Lesley Wroughton)