Topo

Rompimento de represa no Laos deixa 19 mortos e 3 mil precisam ser resgatados, diz mídia

25/07/2018 08h55

Por Amy Sawitta Lefevre

BANGCOC (Reuters) - A morte de 19 pessoas foi confirmada e mais de 3 mil ainda precisam ser resgatas depois que uma represa se rompeu em uma parte remota do Laos, reportou a mídia local nesta quarta-feira.

Segundo o jornal Vientiane Times, o governador do distrito, Bounhom Phommasane, disse que cerca de 19 pessoas foram "encontradas mortas", que mais de 3 mil "precisam de resgate" e que aproximadamente 2.850 foram salvas.

Mais cedo, uma autoridade graduada do governo do Laos, que não quis ser identificada por não estar autorizada a falar com a mídia, disse que dezenas de pessoas podem ter morrido depois que a represa de uma hidrelétrica em construção se rompeu na segunda-feira.

"Continuaremos com os esforços de resgate hoje, mas é muito difícil, as condições são muito difíceis. Dezenas de pessoas estão mortas. (O número) pode ser mais alto", disse a autoridade à Reuters por telefone.

Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) estimou cinco mortos, 34 desaparecidos, 1.494 pessoas retiradas e 11.777 afetadas em 357 vilarejos em decorrência do desastre. O documento disse que 20 casas foram destruídas e que mais de 223 moradias e 14 pontes foram danificadas pelas enchentes.

Centenas de pessoas ficaram desaparecidas depois que enchentes varreram vilarejos, e nesta quarta-feira funcionários de resgate continuavam a buscar sobreviventes em locais inundados, disse uma autoridade do governo.