Topo

Arábia Saudita suspende embarques de petróleo após ataque no Mar Vermelho

26/07/2018 10h07

Por Rania El Gamal

DUBAI (Reuters) - A Arábia Saudita informou nesta quinta-feira que suspenderá as remessas de petróleo por meio de uma estratégica faixa do Mar Vermelho depois que rebeldes do Iêmen atacaram dois navios-tanque, ressaltando o risco de uma escalada nas tensões na região.

Os preços do petróleo Brent avançavam em razão do ataque.

A Arábia Saudita e o Irã estão envolvidos em uma guerra de três anos no Iêmen, que fica em um dos lados do estreito de Bab al-Mandeb, na boca do Mar Vermelho, uma das rotas comerciais mais importantes para os petroleiros que vão do Oriente Médio à Europa.

Os houthis, que anteriormente ameaçavam bloquear o estreito, disseram nesta quinta-feira que tinham capacidade naval para atingir os portos sauditas e outros alvos do Mar Vermelho. O Irã ameaçou bloquear outra rota estratégica de navegação, o Estreito de Hormuz.

O ministro de Energia da Arábia Saudita, Khalid al-Falih, disse que os houthis atacaram dois petroleiros sauditas no Mar Vermelho na quarta-feira, um dos quais sofreu danos mínimos.

"A Arábia Saudita está temporariamente suspendendo todas as remessas de petróleo via Estreito de Bab al-Mandeb até que a situação se torne mais clara e o trânsito marítimo por Bab al-Mandeb seja seguro", disse.

(Reportagem adicional de Aziz El Yaakoubi, Hesham Hajali,Florence Tan e Jonathan Saul)