Topo

Clérigo iraquiano pede ação do governo contra corrupção em meio a novos protestos

27/07/2018 14h47

Por Ahmed Rasheed

BAGDÁ (Reuters) - O principal clérigo xiita do Iraque, o grande aiatolá Ali al-Sistani, pediu que um governo seja formado o mais rápido possível para lidar com a corrupção e os serviços de má qualidade em meio a novos protestos ocorridos no sul do país nesta sexta-feira.

Em um sermão feito por um representante, Sistani – que é reverenciado por milhões de xiitas no Iraque e em outras partes – conclamou o governo interino do primeiro-ministro Haider al-Abadi a responder às queixas dos manifestantes.

    "O atual governo precisa trabalhar duro, urgentemente, para implementar as exigências dos cidadãos para reduzir seu sofrimento e penúria", disse o representante de Sistani na cidade xiita sagrada de Kerbala.

    Pouco depois do discurso, milhares de pessoas protestaram em cidades do sul, que é o coração xiita da nação e vem sendo negligenciado há tempos, contra a falta de serviços públicos adequados e de empregos.

    Em Basra, o principal polo petrolífero do sul no extremo do Golfo Pérsico, cerca de duas mil pessoas se reuniram diante da sede da administração provincial.

    "Precisamos iniciar uma nova guerra. Mas desta vez deveria ser contra o governo corrupto, e não o terrorismo", disse o desempregado Wathiq Abdul Ameer, de 32 anos.

    Manifestantes também foram detidos em Amara e Nasiriya, cidades do sul iraquiano.

    Protestos contra os mesmos problemas já ocorreram no passado, mas os tumultos recentes foram mais disseminados.