Topo

Facebook apaga centenas de postagens devido a lei alemã contra discurso de ódio

27/07/2018 14h44

FRANKFURT (Reuters) - O Facebook anunciou ter apagado centenas de postagens ofensivas desde que uma lei que proíbe o discurso de ódio na internet entrou em vigor na Alemanha no início do ano, prevendo multas de até 50 milhões de euros em caso de descumprimento.

A rede social recebeu 1.704 queixas nos termos da lei, conhecida no país como NetzDG, e retirou 262 postagens entre janeiro e junho, disse Richard Allan, vice-presidente de soluções para diretrizes globais do Facebook, em um blog.

"O discurso de ódio não é permitido no Facebook", disse Allan, acrescentando que a empresa retirou publicações que atacavam pessoas vulneráveis por razões como etnia, nacionalidade, religião ou orientação sexual.

As queixas cobriam uma vasta gama de supostos delitos presentes no código penal alemão, como insulto, difamação, incitação ao ódio e incitação ao crime, disse o relatório.

Das postagens bloqueadas, a maioria se referia a insultos.

O Facebook é menos popular na Alemanha do que em outros países europeus ? só cerca de dois em cinco usuários de internet se conectam a cada mês, segundo a empresa de pesquisa eMarketer.

(Por Douglas Busvine)