Topo

Incêndio florestal na Califórnia deixa um morto e provoca fuga de moradores

27/07/2018 11h26

Por Fred Greaves

REDDING, Estados Unidos (Reuters) - Uma pessoa morreu em um incêndio florestal que está se alastrando rapidamente e forçando a fuga de moradores de uma cidade do norte do Estado norte-americano da Califórnia, onde casas e imóveis comerciais queimaram e a energia foi cortada nesta sexta-feira, disseram autoridades dos bombeiros.

O operador de uma escavadora perdeu a vida no chamado Incêndio Carr no condado de Shasta, que triplicou de tamanho nos últimos dois dias e chegou a 11.300 hectares, informou o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia (Cal Fire).

    As chamas se moveram para o leste partindo das comunidades de Whiskeytown e Shasta, cruzaram o Rio Sacramento e agora ameaçam centenas de casas do lado oeste da cidade de Redding, de 90 mil habitantes. Autoridades disseram que um defeito mecânico de um carro iniciou o incêndio na segunda-feira.

    "O incêndio está se movendo tão rápido que os agentes de segurança estão fazendo retiradas o mais rápido que podem. Houve alguns ferimentos entre civis e bombeiros", disse o porta-voz do Cal Fire, Scott McLean, ao jornal Sacramento Bee.

    "Ele é dinâmico demais e está queimando rapidamente."

    As estradas que partem da cidade ficaram congestionadas com motoristas que tentavam escapar das chamas, mostraram postagens em redes sociais.

    Dois moradores que decidiram não partir foram Rob Wright, de 61 anos, e sua esposa, que planejavam impedir que o fogo se aproxime de sua casa com uma mangueira potente.