PUBLICIDADE
Topo

Secretário de Defesa de Trump diz que está avaliando conversar com colega russo

27/07/2018 14h29

WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, disse nesta sexta-feira que estava considerando a possibilidade das primeiras negociações em anos entre os chefes de defesa dos EUA e da Rússia, uma possibilidade reportada primeiro pela Reuters em 17 de julho.

"Eu estou considerando encontrar meu equivalente, mas não houve decisão", disse Mattis a repórteres no Pentágono.

A última vez que um secretário da Defesa dos EUA falou via telefone com um ministro da Defesa russo foi em 2015, quando as relações entre Moscou e Washington azedaram. Não ficou imediatamente claro quando foi o último encontro presencial.

O assessor nacional de segurança dos EUA, John Bolton, também poderá se encontrar com o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolai Patrushev, até o fim do verão, disse o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, nesta sexta-feira.

Ryabkov disse que uma reunião entre o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, também está sendo discutida, mas que tem havido algumas dificuldades quanto ao agendamento.

"Estamos buscando diferentes opções sobre quando e onde o ministro Lavrov e o secretário de Estado Pompeo poderiam possivelmente se encontrar, incluindo paralelamente a eventos internacionais", disse Ryabkhov.

(Por Phil Stewart e Denis Pinchuk)