Topo

EUA dizem esperar que Coreia do Norte mantenha promessa de abandonar armas nucleares

31/07/2018 21h01

Por Lesley Wroughton

WASHINGTON (Reuters) - O Departamento de Estado norte-americano disse nesta terça-feira que espera que Pyongyang mantenha seu compromisso assumido em uma cúpula de líderes em junho de desistir de suas armas nucleares e pressionará as nações do sudeste asiático durante reuniões nesta semana para manter as sanções contra a Coreia do Norte.

Surgiram dúvidas sobre o compromisso de Pyongyang de se desnuclearizar depois que satélites espiões dos EUA detectaram atividade renovada na fábrica norte-coreana que produziu os primeiros mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) do país, capazes de chegar aos Estados Unidos.

O departamento deixou aberta a possibilidade de que o secretário de Estado, Mike Pompeo, possa se encontrar com autoridades norte-coreanas durante as reuniões do bloco da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) em Cingapura neste fim de semana.

"Estaremos em algumas das mesmas reuniões que as autoridades norte-coreanas. Eu certamente não posso impedir qualquer interação, mas não temos reuniões agendadas", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, a repórteres.

Outro funcionário do Departamento de Estado, que anteriormente informou aos repórteres sobre a viagem de Pompeo a Cingapura, Malásia e Indonésia nesta semana, disse que o secretário lembraria a Asean de aderir às sanções contra Pyongyang. Há preocupações de que combustível esteja sendo vendido ilegalmente à Coreia do Norte, apesar das sanções da ONU, segundo o funcionário.

Ele disse que a Coreia do Norte estará presente em um fórum regional de 27 nações da Asean no sábado que Pompeo também participará.

"Continuamos preocupados com a escala das compras ilícitas da Coreia do Norte, em particular de produtos petrolíferos refinados, por meio de transferências proibidas entre navios", afirmou a autoridade.