Topo

Líder de oposição na Rússia, Navalny é preso em Moscou por protesto

Gabrielle Tétrault-Farber

25/08/2018 14h32

MOSCOU (Reuters) - O líder russo de oposição Alexei Navalny foi preso, em Moscou, por participar de um protesto contra o governo no começo deste ano, tuitou sua porta-voz Kira Yarmysh, neste sábado (25). 

Navalny foi preso no lado de fora do seu apartamento, mas os motivos não estavam inicialmente claros. 

Após ele passar algumas horas numa delegacia, Yarmysh disse que Navalny foi preso por uma breve aparição em um protesto em Moscou, em janeiro, que pedia um boicote à eleição presidencial de março, que ele dizia que seria manipulada.

Navalny não foi indiciado, mas seu advogado afirmou na época que ele seria julgado em uma data posterior. 

Ele planejava protestos em 9 de setembro contra planos impopulares do governo russo de aumentar a idade da aposentadoria. Navalny foi impedido de disputar a eleição de março, na qual o presidente Vladimir Putin venceu com folga. 

Sua porta-voz disse, que o político de 42 anos foi levado da delegacia de polícia a um hospital para tratar um dedo que estaria fraturado, ferimento ocorrido enquanto era preso. 

Navalny, que já foi preso várias vezes por organizar protestos contra o Kremlin, será julgado na segunda-feira e ficará sob custódia até essa data, disse Yarmysh. 

Na última vez ele foi sentenciado a 30 dias de prisão, em maio, por ter ajudado a organizar protestos nacionais contra Putin. 

Ele convocou manifestações em mais de 90 cidades sob o slogan "Putin não é nosso czar" para protestar contra o que ele afirma ser um governo autocrático do presidente russo. 

Navalny disse que ele foi excluído da eleição sob falsos pretextos. Putin, 65 anos, teve sua maior vitória eleitoral, estendendo seu poder sobre a Rússia por mais seis anos.