Topo

Bolsonaro compara Lula a líderes de facções criminosas por comandar PT de dentro da prisão

27/08/2018 16h41

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O candidato do PSL à Presidência, deputado Jair Bolsonaro, comparou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato petista na disputa pelo Palácio do Planalto, aos líderes das facções criminosas PCC e Comando Vermelho por comandar o PT de dentro da prisão.

Bolsonaro, que lidera as pesquisas no cenário sem Lula, deu a declaração ao ser questionado se gostaria de enfrentar o petista em um eventual segundo turno.

”Enfrentar o Lula por quê? Eu não vou para Curitiba“, disse ele nesta segunda-feira, antes de visitar um dos mercados populares mais conhecidos do Rio de Janeiro, o Mercadão de Madureira, no subúrbio da capital.

“E outra coisa, quem comanda o crime organizado aqui fora? É gente do PCC e CV dentro de cela, e o Lula comanda o PT de dentro da cadeia”, acrescentou.

Bolsonaro disse que vai para a eleição respeitando a legislação e a Lei da Ficha Limpa, numa alusão ao ex-presidente, que deve ter sua candidatura barrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ter sido condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no processo de tríplex do Guarujá (SP).

O candidato do PSL ressaltou que ninguém tem nada a dizer contra ele no que diz respeito a corrupção.

“A Lei da Ficha Limpa está aí. Foi condenado em segunda instância, não tem que discutir a candidatura do Lula, isso é perda tempo”, afirmou Bolsonaro.

“Os rótulos estão sendo desfeitos e ninguém tem nada a me acusar no tocante à corrupção porque minha vida foi retilínea. Tenho meus arroubos e jogo pesado em Brasília e nada de corrupção, e o povo não quer votar em corruptos”, acrescentou.

O deputado federal minimizou seu próprio desempenho positivo nas pesquisas ao afirmar que o que vale é o contato na rua. Ele negou que esteja com receio de se expor nos debates e ironizou adversários que prometem vencê-lo nos debates.

“Se eu não for dar ibope, ninguém vai vê-los, eles estão com medo é de eu não ir", disse. "Pretendo ir nos debates das televisões.“

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)