Topo

Cidade da Alemanha retira estátua dourada de Erdogan após protestos

29/08/2018 11h01

BERLIM (Reuters) - Bombeiros alemães retiraram nesta quarta-feira uma estátua dourada do presidente turco, Tayyip Erdogan, por razões de segurança, depois que a imagem provocou uma reação raivosa de moradores.

Os organizadores de um festival de arte cujo tema neste ano é "Má Notícia" haviam instalado a estátua de quatro metros de altura de Erdogan, com um braço estendido e dedo em riste, na Praça Central de Wiesbaden, cidade do oeste do país, na segunda-feira.

Mas a estátua foi pichada, inclusive com a frase "Hitler Turco", segundo a mídia alemã, e algumas centenas de moradores protestaram contra o monumento.

A polícia disse que não podia mais garantir a segurança das pessoas, por isso bombeiros usaram uma grande grua para retirar a estátua aproveitando a escuridão das primeiras horas desta quarta-feira.

Cerca de três milhões de pessoas com raízes turcas moram na Alemanha, e Erdogan, que se reelegeu em junho com poderes ampliados, deve fazer uma visita de Estado a Berlim em 28 e 29 de setembro como parte dos esforços para melhorar as relações tensionadas por anos de discórdia sobre uma série de assuntos.

A Alemanha protestou quando a Turquia prendeu cerca de 50 mil pessoas e suspendeu ou demitiu 150 mil outras, inclusive professores, juízes e soldados, depois de um golpe de Estado fracassado contra Erdogan em 2016. Berlim diz que a repressão foi excessiva e violou liberdades básicas, mas Ancara diz ter agido para salvaguardar a segurança nacional.

(Reportagem da Reuters TV)