Terremoto na Nova Caledônia desencadeia tsunami, mas sem causar danos
Por Tom Westbrook
SYDNEY (Reuters) - Um forte terremoto de magnitude 7,1 atingiu a costa da ilha de Nova Caledônia, situada no Pacífico Sul, nesta quarta-feira, e criou pequenas ondas de tsunami, mas não há relatos de danos, disseram autoridades regionais.
O tremor ocorreu a uma profundidade rasa de 27 quilômetros a cerca de 372 quilômetros ao leste da capital Noumea, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, estimando uma magnitude inicial de 7,0.
O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico (PTWC) disse que a ameaça de tsunami praticamente passou, mas que nas próximas horas será possível ver algumas oscilações no nível do mar.
As maiores ondas, que não superaram os 30 centímetros, se abateram sobre a ilha principal de Nova Caledônia sem consequências, segundo Olivier Ciry, porta-voz da defesa civil do território francês, por telefone de Noumea.
"Nós o sentimos, e ele foi sentido com mais força nas Ilhas Lealdade", disse. "Houve algum movimento no mar, mas nenhum dano em edifícios, ninguém se machucou e agora já acabou".
Medições feitas em Lenakel, cidade de Vanuatu localizada a cerca de 300 quilômetros do epicentro, registraram ondas de 27 centímetros, disse o PTWC.
O centro havia alertado para o risco de ondas de 30 centímetros a um metro mais altas do que os níveis das marés atingirem ilhas do Pacífico e até Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné, mas ondas desse tamanho não foram registradas.
"Ainda estamos monitorando e de sobreaviso, mas não há nada nas medições de maré por ora", disse Laisenia Rawace, autoridade do departamento de monitoramento sismológico de Fiji, por telefone de Suva.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.