Topo

Negociador-chefe da UE diz que bloco precisa se preparar para Brexit "sem acordo"

30/08/2018 09h46

BERLIM (Reuters) - O negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, disse nesta quinta-feira que o bloco precisa se preparar para a possibilidade de uma separação do Reino Unido sem acordo, mesmo que o objetivo seja uma saída organizada.

A UE precisa estar bem preparada para tudo, disse Barnier à emissora alemã Deutschlandfunk: "E isso inclui o cenário sem acordo".

Barnier disse que a questão da fronteira irlandesa com a Irlanda do Norte é "o ponto mais sensível" das negociações. Falando sobre uma solução para o problema, acrescentou: "Acho que é possível".

Na quarta-feira, Barnier disse que a União Europeia está pronta para oferecer ao Reino Unido um relacionamento próximo sem precedentes após o Brexit, mas que não permitirá nada que enfraqueça o mercado único do bloco.

O negociador da UE reiterou a afirmação durante a entrevista à Deutschlandfunk, dizendo que a oferta do bloco para uma "parceria única... não deve ser às custas do que somos".

Com sete meses pela frente antes do Reino Unido deixar a União Europeia, os dois lados ainda não chegaram a um acordo de separação.

(Reportagem de Gernot Heller)