Topo

Trump garante Sessions no cargo pelo menos até eleição de novembro, diz Bloomberg

30/08/2018 21h23

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que o secretário de Justiça, Jeff Sessions, está seguro no cargo pelo menos até as eleições parlamentares de novembro, informou a Bloomberg News após entrevistar o líder norte-americano.

"Eu adoraria tê-lo para fazer um ótimo trabalho", afirmou Trump, segundo a Bloomberg. A agência disse que o presidente se recusou a comentar quando perguntado se manteria Sessions no cargo além de novembro.

Trump tem atacado repetidamente Sessions por ele ter se recusado a comandar a investigação sobre a interferência russa na campanha eleitoral presidencial dos EUA em 2016. Após a recusa, o vice-secretário de Justiça, Rod Rosenstein, nomeou o procurador especial Robert Mueller para liderar a investigação, que Trump classifica de "caça às bruxas".

Perguntado na entrevista à Bloomberg News se compareceria caso Mueller emitisse uma intimação para ele prestar depoimento, Trump disse: "Eu vou ver o que acontece".

"Eu vejo isso de maneira diferente", disse Trump, de acordo com a Bloomberg. "Eu vejo isso como uma investigação ilegal" porque "grandes estudiosos" têm dito que "nunca deveria haver um procurador especial".

O presidente criticou Sessions repetidas vezes sobre a investigação acerca da Rússia e retomou os ataques via Twitter na semana passada, dizendo que o secretário de Justiça nunca exerceu controle completo sobre o Departamento de Justiça.

Sessions, em uma rara refutação, respondeu que ele assumiu o controle do departamento no dia em que se tornou secretário de Justiça e que não permitiria que fosse "indevidamente influenciado por considerações políticas".