Topo

Um milhão de crianças sírias correm risco em caso de ofensiva em Idlib, diz Unicef

31/08/2018 17h10

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - Mais de um milhão de crianças sírias correm risco no caso de uma ofensiva militar do governo na província rebelde de Idlib, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nesta sexta-feira.

Manuel Fontaine, diretor de programas de emergência do Unicef, disse que a entidade elaborou planos de contingência que incluem o fornecimento de água limpa e suprimentos nutricionais para parte das 450 mil a 700 mil pessoas que poderiam fugir de um ataque.  

    Estima-se que 2,9 milhões de pessoas moram em Idlib, metade delas já deslocadas de outras áreas da Síria, já que apoiadores da oposição fugiram para lá saídos de outras áreas capturadas por forças do governo.

    "É mais de um milhão de crianças... quando você ouve o tipo de retórica militar sobre uma ofensiva e tudo isso, acho que é importante lembrar que não é só contra um grupo de homens armados", disse Fontaine à Reuters em Genebra.

    "Na verdade é uma proporção muito grande de mulheres e crianças que não têm nada com isso, e homens idosos e outros", explicou ele depois de conversar com o vice-ministro de Relações Exteriores, Faisal Mekdad, em Damasco nesta semana.

    Idlib e áreas ao redor são o último grande enclave mantido pelos rebeldes que se opõem ao presidente sírio, Bashar al-Assad. Uma fonte disse à Reuters que Assad está preparando uma ofensiva em etapas para retomar a província.

    O chanceler russo, Sergei Lavrov, disse nesta sexta-feira que o governo sírio tem todo o direito de expulsar "terroristas" de Idlib e que negociações para a criação de corredores humanitários estão em curso.