PUBLICIDADE
Topo

Palestinos relatam 1 morto e vários feridos após disparos de Israel contra protesto em Gaza

21/09/2018 15h53

GAZA (Reuters) - Um palestino morreu e dezenas ficaram feridos quando forças israelenses abriram fogo durante uma manifestação semanal perto da fronteira entre Israel e Gaza nesta sexta-feira, disse o Ministério da Saúde de Gaza.

O Exército de Israel disse que soldados foram atacados por palestinos que lançaram granadas, artefatos explosivos, pneus em chamas e pedras contra eles e a cerca da fronteira.

    Os soldados, segundo os militares, responderam com "meios de dispersão de tumultos" e dispararam "de acordo com procedimentos de operação padronizados".

    Os militares disseram que uma aeronave israelense também realizou ataques em Gaza. Uma posição pertencente ao grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, foi atingida, de acordo com testemunhas.

O porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza disse que um palestino foi morto e que 54 outros foram feridos por munição letal.

Um soldado israelense ficou ligeiramente ferido, disse o Exército.

Desde que os habitantes de Gaza passaram a realizar protestos semanais na divisa em 30 de março, o Exército de Israel já matou 183 palestinos e feriu milhares. Um franco-atirador de Gaza matou um soldado israelense.

    Israel afirma que o Hamas provoca a violência deliberadamente nos protestos, acusação que o grupo nega.

    (Por Saleh Salem)