Topo

Irã parece aliviar postura sobre aumento de produção de petróleo da Opep

23/09/2018 13h35

ARGEL (Reuters) - O Irã pareceu ter aliviado sua postura em relação ao potencial aumento na produção da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep), dizendo neste domingo que era responsabilidade do grupo equilibrar o mercado caso a produção iraniana ou de qualquer outro membro diminuísse. 

Teerã havia dito anteriormente que nenhum membro da Opep teria permissão de tomar participações no mercado de outros concorrentes como Venezuela ou Líbia, cuja produção havia caído devido a distúrbios políticos e sociais ou falta de investimento. 

O próprio Irã enfrenta a perspectiva de exportações e produção bem menores nos próximos meses por causa de novas sanções dos Estados Unidos. 

"Se houver uma queda não apenas do Irã, mas de qualquer outro membro, é responsabilidade da Opep e de países não integrantes da Opep equilibrar o mercado", disse Hossein Kazempour Ardebili, que representa o conselho de governantes da Opep, a jornalistas.

O Irã informou à Opep que sua produção ficou estável em agosto em 3,8 milhões de barris por dia. A estimativa da própria Opep, de acordo com suas fontes secundárias, como pesquisadores e rastreadores de exportações, coloca a produção iraniana em 3,58 milhões de barris por dia. 

No domingo, Kazempour reiterou que a produção do Irã estava estável em 3,8 milhões de barris por dia. 

(Por Ahmad Ghaddar)