Chefe da ONU alerta líderes para ordem mundial "cada vez mais caótica"
Por Michelle Nichols
NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, alertou líderes nesta terça-feira que a ordem mundial está "cada vez mais caótica", que a confiança está perto de uma ruptura e que mudanças no equilíbrio de poder podem aumentar o risco de confrontos, embora não tenha dado nomes.
Enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se preparava para defender a soberania de seu país na reunião anual de líderes mundiais, Guterres disse à Assembleia-Geral de 193 membros que o multilateralismo está sob ataque quando é mais necessário.
"Líderes individuais têm a tarefa de fomentar o bem-estar de seu povo", disse Guterres. "Mas isso vai mais fundo... como guardiões do bem comum, também temos a tarefa de promover e apoiar um sistema multilateral reformado, revigorado e fortalecido."
Ele também pediu um compromisso renovado com uma ordem baseada em regras que tenha a ONU em seu centro. E alertou para a propagação de "políticas de pessimismo".
"Aqueles que veem seus vizinhos como perigosos podem provocar uma ameaça onde não havia nenhuma. Aqueles que fecham suas fronteiras à migração convencional só alimentam o trabalho de traficantes", afirmou Guterres. "E aqueles que ignoram os direitos humanos combatendo o terrorismo tendem a cultivar o mesmo extremismo que estão tentando extinguir."
Ele exortou os líderes a enfrentarem a mudança climática imbuídos de mais ambição e urgência e disse que realizará uma cúpula sobre o tema em setembro do ano que vem. O governo Trump se desligou de um acordo global para reduzir emissões no ano passado.
"Se não mudarmos de rota nos próximos dois anos, corremos o risco de uma mudança climática desenfreada", afirmou o secretário-geral.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.