EUA retiram alguns sistemas de mísseis do Oriente Médio, diz WSJ
Os Estados Unidos estão retirando algumas de suas baterias antiaéreas e de mísseis do Oriente Médio, noticiou o Wall Street Journal nesta quarta-feira, citando militares dos EUA.
Veja também:
O Pentágono vai retirar quatro sistemas de mísseis Patriot da Jordânia, do Kuweit e do Barein no mês que vem, disse o jornal, acrescentando que o deslocamento assinala uma mudança de foco dos conflitos de longa duração do Oriente Médio e do Afeganistão para as tensões com China, Rússia e Irã.
Dois sistemas de mísseis Patriot serão transferidos do Kuweit, um da Jordânia e outro do Barein, segundo o jornal. Os Patriots são sistemas de mísseis móveis capazes de abater mísseis e aviões.
A reportagem surge em um momento de escalada na retórica anti-Irã dos EUA, que no início deste ano se retiraram do Plano de Ação Conjunta Abrangente, o acordo de 2015 mediante o qual Teerã concordou em frear suas atividades nucleares em troca da suspensão da maioria das sanções ocidentais.
Enquanto isso, Rússia e EUA vêm enfrentando crises diplomáticas causadas pela anexação russa da região ucraniana da Crimeia em 2014, o envolvimento de Moscou no conflito da Síria e sua suposta interferência na eleição presidencial norte-americana de 2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.