EUA se desentendem com China e Rússia sobre sanções à Coreia do Norte
Por Lesley Wroughton e David Brunnstrom
NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou nesta quinta-feira aos membros do Conselho de Segurança da ONU que devem "dar o exemplo" ao aplicar sanções contra a Coreia do Norte, após a China sugerir que o Conselho deveria considerar suavizar as medidas duras contra Pyongyang.
A China, aliada da Coreia do Norte e apoiada pela Rússia, disse que o Conselho de Segurança deveria premiar Pyongyang pelos "desenvolvimentos positivos", após o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, se reunirem em junho e Kim se comprometer a trabalhar em direção à desnuclearização.
Pompeo presidiu uma reunião do conselho de 15 membros paralelamente à reunião anual da ONU de líderes mundiais após se reunir com seu equivalente norte-coreano, Ri Yong-ho, na quarta-feira. Pompeo planeja viajar a Pyongyang no próximo mês para se reunir com Kim.
Mas até que Pyongyang abra mão de seu programa de armas nucleares, Pompeo disse: "O cumprimento de sanções do Conselho de Segurança deve continuar vigorosamente e sem fracasso até que percebamos uma desnuclearização total, final e verificada".
"Os membros do conselho devem dar o exemplo neste esforço", disse ele após a embaixadora dos EUA para as Nações Unidas, Nikki Haley, acusar mais cedo neste mês a Rússia de trapacear em sanções da ONU sobre a Coreia do Norte.
(Por Lesley Wroughton e David Brunnstrom)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.