Topo

Turquia fará buscas em consulado saudita nesta 2ª em caso de jornalista desaparecido, diz fonte

Imagen de câmera de segurança mostra o jornalista Jamal Khashoggi entrando no consulado saudita - CCTV/Hurriyet via AP
Imagen de câmera de segurança mostra o jornalista Jamal Khashoggi entrando no consulado saudita Imagem: CCTV/Hurriyet via AP

Tuvan Gumrukcu e Susan Heavey

Em Ancara e Washington

15/10/2018 07h26Atualizada em 15/10/2018 12h28

Uma equipe conjunta de Turquia e Arábia Saudita vai fazer buscas no consulado da Arábia Saudita em Istambul nesta segunda-feira (15) à tarde como parte de uma investigação sobre o desaparecimento do proeminente jornalista saudita Jamal Khashoggi, disse uma fonte diplomática turca.

Veja também:

Khashoggi, crítico das políticas de Riad e radicado nos Estados Unidos, desapareceu no dia 2 de outubro depois de entrar na missão diplomática de seu país em Istambul. A Turquia acredita que ele foi assassinado e teve o corpo removido, mas a Arábia Saudita nega as acusações.

"Espera-se que as buscas sejam realizadas nesta tarde", disse a fonte.

1.fev.2015 - Foto de 2015 mostra o jornalista saudita Jamal Khashoggi - Hasan Jamali/Arquivo AP - Hasan Jamali/Arquivo AP
Jornalista saudita Jamal Khashoggi está desaparecido desde 2 de outubro
Imagem: Hasan Jamali/Arquivo AP

A Turquia aceitou uma proposta saudita na semana passada de formar um grupo de trabalho conjunto para investigar o desaparecimento de Khashoggi, que provocou ameaças de sanções econômicas de aliados ocidentais contra Riad.

O príncipe Khaled al-Faisal, membro da família governante da Arábia Saudita e conselheiro do rei Salman, se encontrou com o presidente turco, Tayyip Erdogan, para discutir o desaparecimento de Khashoggi, segundo duas fontes com conhecimento do assunto.

Erdogan e o rei Salman falaram por telefone na noite de domingo e enfatizaram a importância de os dois países criarem o grupo de trabalho como parte da investigação.

Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que também conversou com o rei Salman sobre o desaparecimento de Jamal  Khashoggi e informou estar enviando o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, para se encontrar com o rei imediatamente.

Seguindo posicionamento já dado pelo governo saudita, Salman negou ter "qualquer conhecimento do que possa ter acontecido" com Khashogg, segundo o presidente americano.

Áudio incriminatório

Mas uma autoridade e uma fonte de segurança da Turquia disseram, nesta segunda-feira, que as autoridades turcas têm uma gravação de áudio que indica que Jamal  Khashoggi foi morto dentro do consulado da Arábia Saudita em Istambul.

"A polícia turca tem uma gravação de áudio que indica que Khashoggi foi morto no consulado saudita", disse a fonte de segurança à Reuters, sem fornecer detalhes adicionais.

O Ministério do Interior saudita descreveu as acusações como "mentiras". Autoridades sauditas disseram que o jornalista deixou o consulado pouco depois de entrar no local.

Uma autoridade turca disse, no entanto, que evidências que mostram que Khashoggi foi morto estão sendo compartilhadas com outros países, incluindo a Arábia Saudita e os Estados Unidos.

Khashoggi, colunista do jornal Washington Post e morador dos Estados Unidos, não é visto desde que entrou no consulado no dia 2 de outubro para obter documentos para se casar. A noiva de Khashoggi disse que ele nunca deixou o prédio.

"As evidências têm sido enviadas a todos os lados muito claramente", disse a fonte de segurança. "Agora, estamos no estágio de coletar evidências concretas no consulado".