PUBLICIDADE
Topo

Erdogan pergunta a sauditas quem deu a ordem para matar Khashoggi

26/10/2018 07h32

ISTAMBUL (Reuters) - O presidente turco, Tayyip Erdogan, pediu nesta sexta-feira que a Arábia Saudita revele quem deu a ordem para matar o jornalista Jamal Khashoggi, assim como a localização de seu corpo, dizendo que a Turquia tem mais informações sobre o caso do que as que compartilhou até agora.

Erdogan também disse que Riad precisa revelar a identidade do "cooperador local" que autoridades sauditas disseram ter levado o corpo de Khashoggi depois que o jornalista foi assassinado no consulado saudita em Istambul no dia 2 de outubro.

A morte de Khashoggi desencadeou repreensão global e se transformou em uma crise para o maior exportador de pretróleo do mundo e para o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, líder de fato do reino.

"Quem deu a ordem?", disse Erdogan em discurso para membros de seu partido AK, em Ancara. "Quem deu a ordem para que 15 pessoas viessem à Turquia?", afirmou, em referência a uma equipe de segurança de 15 membros que a Turquia disse ter ido a Istambul apenas horas antes do assassinato.

Erdogan também disse que o procurador-geral da Arábia Saudita irá se encontrar com o procurador de Istambul no domingo.