Topo

Acordo do Brexit pode ser finalizado até o dia 21 de novembro, diz ministro britânico

31/10/2018 14h35

LONDRES (Reuters) - Um acordo para o Brexit está, agora, concretamente à vista e deve ser finalizado até o dia 21 de novembro, afirmou o ministro britânico para a saída do Reino Unido da União Europeia, Dominic Raab, em carta enviada a um parlamentar.

Londres e Bruxelas resolveram quase todas as questões, mas a disputa sobre a fronteira da Irlanda do Norte continua, disse Raab em carta datada do dia 24 de outubro e enviada ao presidente da comissão do Parlamento para o Brexit.

"Eu ficaria feliz em fornecer evidências à comissão quando um acordo for finalizado e, atualmente, acredito que o dia 21 de novembro seja adequado", disse Raab, em resposta a convite para comparecer à comissão.

"O fim está, agora, firmemente à vista e, embora obstáculos permaneçam, não pode ser muito difícil para nós navegá-los. Nós resolvemos a maior parte das questões."

Raab disse que quatro questões permanecem: um território aduaneiro temporário conjunto entre o Reino Unido e a União Europeia; a opção de estender o período de implementação; que qualquer extensão não será indefinida; e a continuidade do acesso de empresas da Irlanda do Norte ao restante do Reino Unido.

(Reportagem de Guy Faulconbridge)