PUBLICIDADE
Topo

Pentágono pode deslocar cerca de 7 mil tropas dos EUA à fronteira com México, diz autoridade

31/10/2018 13h37

WASHINGTON (Reuters) - O Pentágono identificou cerca de 7 mil tropas que poderiam ser deslocadas para a fronteira com o México caso necessário, disse uma autoridade dos EUA à Reuters nesta quarta-feira.

A autoridade, que falou sob condição de anonimato, disse que o número é uma estimativa inicial e poderá mudar.

"O número total de tropas deslocadas mudará a cada dia, à medida que forças militares chegarem à área, mas estimativas iniciais indicam que o Departamento de Defesa tem aproximadamente 7 mil tropas para apoiar, caso necessário, a Operação Patriota Fiel", afirmou.

A autoridade disse que cerca de 2 mil das 7 mil tropas ficarão de sobreaviso, caso sejam requisitadas.

Na terça-feira, o principal general dos Estados Unidos que está supervisionando o deslocamento de mais de 5.200 tropas para a fronteira com o México disse que os níveis de tropas crescerão mais, mas não quis dizer até que patamar ou estimar o custo da operação.

Muitas perguntas básicas seguem sem respostas dias após o Pentágono anunciar o deslocamento de mais de 5.200 tropas ativas à fronteira, incluindo o escopo da missão, bem como a avaliação do Pentágono de qualquer ameaça representada pelos migrantes.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, endureceu sua posição com relação à migração antes das eleições parlamentares de 6 de novembro. Ele atraiu atenção para uma caravana de migrantes que marcha pelo México em direção aos EUA no momento em que busca reforçar o apoio a candidatos republicanos antes das eleições para a Câmara dos Deputados e o Senado dos EUA.

(Por Idrees Ali)