Topo

Sobrevivente mais velho do ataque a Pearl Harbor morre na Califórnia, diz mídia

22/11/2018 11h14

(Reuters) - O sobrevivente mais velho do ataque a Pearl Harbor, que fez com que os Estados Unidos entrassem na Segunda Guerra Mundial, morreu na Califórnia na quarta-feira, relatou a mídia local.

Ray Chavez, de 106 anos, morreu durante o sono em um asilo em Poway, comunidade no norte de San Diego, disse sua filha, Kathleen Chavez, ao jornal San Diego Union Tribune.

Chavez participava frequentemente de eventos comemorativos em todo o país, incluindo uma visita à Casa Branca no final de semana do Memorial Day, disse o jornal.

"Ouvimos com pesar que o veterano sobrevivente mais velho de

Pearl Harbor, Ray Chavez, faleceu aos 106 anos. Ficamos honrados de recebê-lo na Casa Branca no início deste ano. Obrigado por seu serviço à nossa grande nação, Ray!", escreveu a Casa Branca no Twitter.

O bombardeio de Pearl Harbor ocorreu às 7h55 do horário de Honolulu no dia 7 de dezembro de 1941, descrito pelo então presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, como uma "data que viverá na infâmia".

O ataque matou 2.390 norte-americanos, e os EUA declararam guerra contra o Japão no dia seguinte.

Chavez era membro da tripulação do USS Condor, um navio caça-minas que estava em Pearl Harbor na manhã do ataque. Ele foi dormir em sua casa, na vizinha Ewa Beach, depois que o Condor vasculhou a entrada leste do porto mais cedo naquela manhã, segundo o San Diego Union Tribune.

(Por Brendan O'Brien em Milwaukee)