PUBLICIDADE
Topo

Norte-coreano Kim está disposto a abrir complexo nuclear para inspeção, diz agência

27/11/2018 17h08

WASHINGTON (Reuters) - O líder norte-coreano Kim Jong Un está disposto a permitir a entrada de inspetores no principal complexo nuclear do país, em Yongbyon, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap nesta terça-feira, citando uma importante fonte diplomática.

"Eu entendo que o presidente Kim disse ao presidente sul-coreano Moon (Jae-in) durante cúpula em setembro que se os Estados Unidos tomassem as medidas correspondentes, ele não estaria apenas disposto a fechar as instalações nucleares de Yongbyon, mas também permitir a verificação", disse a fonte, segundo a agência.

A fonte afirmou que Moon transmitiu a mensagem ao presidente dos EUA, Donald Trump, quando os dois se encontraram durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em setembro.

Kim já havia expressado disposição para fechar o local se Washington tomasse medidas "correspondentes", mas nenhuma oferta para permitir a entrada de inspetores tinha sido divulgada.

Os Estados Unidos têm enfatizado a importância da verificação conforme negocia com a Coreia do Norte a desnuclearização da península coreana.

(Reportagem de Doina Chiacu)