Topo

Presidente da Nigéria nega boato de que morreu e foi substituído por sósia

AP Photo/Olamikan Gbemiga
1.out.2018 - Muhammadu Buhari, presidente da Nigéria, durante comício em Abuja Imagem: AP Photo/Olamikan Gbemiga

Felix Onuah

Em Abuja

03/12/2018 12h21

O presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, negou no domingo alegações de que ele morreu e foi substituído por um sósia, rompendo o silêncio sobre um rumor que tem circulado em redes sociais há meses.

Buhari, que está concorrendo à reeleição em fevereiro, passou cinco meses no Reino Unido no ano passado em tratamento para uma doença que não foi divulgada. Uma teoria amplamente divulgada em redes sociais -e por alguns adversários políticos- foi que ele teria sido substituído por um sósia do Sudão chamado Jubril.

Nenhuma evidência foi apresentada, mas vídeos que fazem a alegação tiveram milhares de visualizações no Youtube e no Facebook.

"Sou eu de verdade, eu garanto. Eu logo comemorarei meu aniversário de 76 anos e estarei forte", disse Buhari a nigerianos em uma sessão de Congresso na Polônia, onde participou de uma conferência, quando questionado sobre Jubril.

"Muitas pessoas esperavam que eu morresse durante a minha saúde fragilizada", disse ele, acrescentando que aqueles que espalharam esses rumores eram "ignorantes e irreligiosos".