Diplomata norte-coreano desaparece na Itália após notícia de pedido de asilo

Um diplomata da Coreia do Norte que até recentemente era embaixador interino na Itália desapareceu, disse um parlamentar da Coreia do Sul nesta quinta-feira (3) depois que um jornal de seu país noticiou que ele estava pedindo asilo no Ocidente.
O diplomata Jo Song Gil desapareceu com a esposa depois de sair da embaixada sem aviso no início de novembro, de acordo com Kim Min-ki, parlamentar sul-coreano que foi informado pelo Serviço Nacional de Inteligência.
Citando uma fonte diplomática não identificada, o jornal JoongAng Ilbo relatou na manhã desta quinta-feira que Jo, de 48 anos, pediu asilo a um país ocidental não especificado e que estava em um "lugar seguro" com sua família sob a proteção do governo italiano.
Kim disse aos repórteres que tem alguma informação sobre o caso, mas que não poderia discuti-lo.
"Eles deixaram a missão diplomática e sumiram", disse Kim em referência a Jo e sua família.
Se o fato se confirmar, Jo engrossará uma lista lentamente crescente de diplomatas de alto escalão que tentaram fugir da empobrecida e opressiva Coreia do Norte governada por Kim Jong Un.
Uma fonte a par do assunto, que pediu para não ser identificada para poder falar de uma questão política delicada, disse à Reuters que Jo foi substituído oficialmente por Kim Chon na função de embaixador interino no final de novembro.
A fonte não conseguiu confirmar a reportagem do JoongAng Ilbo, nem se Jo ainda está na Itália.
O governo da Coreia do Sul disse na manhã desta quinta-feira que não tem conhecimento do assunto.
Um representante da embaixada italiana em Seul, que também é responsável por assuntos norte-coreanos, não tinha nenhum comentário a fazer de imediato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.