EUA impõem sanções a indivíduos e entidades da Venezuela acusados de integrar rede de fraude cambial
WASHINGTON/GENEBRA (Reuters) - Os Estados Unidos impuseram sanções contra pessoas e entidades da Venezuela que participariam de um esquema de fraude cambial que desviou bilhões de dólares para pessoas corruptas ligadas ao governo do presidente Nicolás Maduro, informou o Departamento do Tesouro norte-americano nesta terça-feira.
"As pessoas do regime venezuelano com informações privilegiadas saquearam bilhões de dólares da Venezuela, enquanto o povo do país está sofrendo. O Departamento do Tesouro quer atingir as pessoas que fazem parte dessa rede ilícita que o regime da Venezuela usou por muito tempo para roubar de seu povo", disse o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, em comunicado.
O Departamento mencionou sete pessoas e 23 grupos como parte do esquema, incluindo uma ex-autoridade do Departamento do Tesouro da Venezuela e o canal de televisão Globovision.
Como resposta, a Venezuela lançou uma queixa na Organização Mundial do Comércio contestando as sanções e dizendo que a proibição de viagens a indivíduos e restrições comerciais violam as regras da OMC, mostrou um documento da entidade nesta terça-feira.
Na contestação, datada em 28 de dezembro, a Venezuela citou que as leis dos EUA sobre as vendas de ouro e tratamento discriminatório da dívida venezuelana e das transações em moeda digital também violam as regras da OMC.
(Por Doina Chiacu e Tom Miles)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.