Rússia diz estar investigando BBC por divulgação de ideologia terrorista
MOSCOU (Reuters) - A autoridade reguladora de comunicações da Rússia disse nesta quinta-feira que a BBC publicou material que propaga as ideias de um grupo terrorista e que está investigando se a emissora pública britânica violou a legislação russa.
A Rússia disse no mês passado estar iniciando uma investigação contra a BBC, em resposta a pressão que afirmou estar sendo imposta por Londres contra as operações de uma emissora financiada pelo Kremlin no Reino Unido.
As emissoras foram envolvidas em uma rixa entre Londres e Moscou que começou no ano passado devido ao envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha na Inglaterra.
O Reino Unido disse que agentes secretos russos tentaram matar Skripal usando um agente nervoso, uma alegação que a Rússia nega.
“Verificações estão em andamento para saber se os sites da BBC… cumprem a lei russa. Até agora, foi descoberto material que transmite os princípios ideológicos de um grupo terrorista (citações do terrorista al-Baghdadi)”, afirmou a autoridade reguladora em comunicado.
Abu Bakr al-Baghdadi é o líder do Estado Islâmico, grupo considerado ilegal na Rússia.
“Uma investigação está em andamento para saber se esses materiais estão em conformidade com as normas da legislação russa”, acrescentou.
Quando a investigação russa foi anunciada no mês passado, a BBC disse estar em total conformidade com a lei do país. A emissora tem uma operação considerável em russo, com sedes em Moscou e Londres.
(Reportagem de Andrey Ostroukh)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.