Topo

Trump vai cancelar viagem a Davos se paralisação do governo continuar

10/01/2019 13h36

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que ainda está prevista sua participação no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, no final deste mês, mas que não fará a viagem se a paralisação parcial do governo continuar.

"Eu pretendia ir e falar diante da comunidade financeira mundial em Davos. Isso ainda está de pé, mas se a paralisação continuar... eu não vou. Eu tinha planejado ir... nós temos uma ótima história para contar", disse Trump a repórteres antes de deixar a Casa Branca para visitar o Texas.

A paralisação parcial do governo, agora no seu vigésimo dia, pode terminar até o início da reunião na Suíça, em 22 de janeiro. O encontro se encerra dia 25.

O vice-presidente da China, Wang Qishan, também deve comparecer, mas não está claro se há algum acerto para um encontro entre ele e Trump durante o evento. A China e os EUA acertaram uma pausa de 90 dias na implementação de tarifas para negociar um acordo comercial.

A reunião em Davos também pode fornecer a Trump oportunidades para discutir melhores termos de troca com a União Européia, Japão, Canadá e México.

(Reportagem de Steve Holland)